sábado, 5 de setembro de 2009

ATIVIDADE 4: Assistir o filme e resenhar

O show de Truman é um filme do gênero drama e seu ator principal é Jim Carrey. Ele foi o escolhido desde o seu nascimento para viver em uma cidade cenográfica, com personagens fictícios e sua vida é filmada durante 24 horas. É um realit show como o Big Brother Brasil, pois na tv a cabo é transmito 24 horas por dia.
Truman não sabe nada sobre isso, mas começa a perceber logo após a aparição de seu pai que “tinha morrido” e uma das atrizes também o alerta sobre a falsa vida que levava, então ele começa a prestar mais atenção em tudo a sua volta e percebe que sempre são as mesmas pessoas, suas atitudes e hábitos são sempre os mesmos, mas ninguém o apóia, pois todos são apenas atores.
Ele é o principal envolvido e está disposto a descobrir a verdade, e consegue. Para mim a parte mais emocionante do filme.
Mas nos dias de hoje apesar dos realits shows já ser uma realidade o papel se inverteu, nós é que somos feitos de “bobos”, pois não sabemos o que realmente é verdade ou o que foi manipulado para ser transmitido para os telespectadores. A produção desses programas usam de “artimanhas”, montagens e falas para mostrar um determinado assunto que engrandece ou prejudica um membro do realit e os telespectadores na maioria das vezes não percebe ou se percebe não pode fazer nada.
No mês passado acabou um realit show denominado “A fazenda”, foi a maior prova de manipulação que já existiu em todos os realits shows que já vi, pois o candidato que ganhou 1 milhão era o que as pessoas não queriam que ganhasse e ele acabou ganhando... Muito estranho! Na minha opinião o canal de TV onde o programa aconteceu está colocando todas as suas fichas neste ator para que ele seja um recurso lucrativo mais para frente.
O filme o Show de Truman paralisava a cidade e mudava a vida de quem assistia, pessoas ficavam na frente da TV dia e noite, deixavam de fazer seus afazeres para seguir a história, aqui também percebo uma inversão de papéis, pois são as emissoras de TV que mudam suas programações em função do realit, que também comprovei neste último que citei.
Assisto e vejo como as pessoas reagem frente a uma câmera, mas não perco meu dia por isso!

Nenhum comentário: