domingo, 14 de novembro de 2010

A ARTE NA CULTURA SERTANEJA E NA FESTA DO PEÃO

CONVITE DA EXPOSIÇÃO






PROJETO DE ESTÁGIO DA FACULDADE DE ARTES VISUAIS - UNB

A partir das leituras dos textos indicados nesta disciplina e das discussões em grupo sobre a formação da cidade e da cultura de Barretos foi definido um projeto que envolvesse a cultura local, a Festa do Peão de Boiadeiro e a cultura sertaneja, presente e responsável pela formação do município e seu desenvolvimento.
Barretos era o caminho utilizado pelos tropeiros e devido a sua localização geográfica, à qualidade de suas terras propícias às pastagens, do favorecimento do clima, entre outros fatores, foi a grande propulsora da evolução da pecuária de corte da vasta região, que compreendia os Estados de Mato Grosso e algumas regiões do Triângulo Mineiro, Oeste e Noroeste de Minas Geais. Até os anos cinquenta era conhecida como a “Capital da Pecuária Brasileira”, um título reconhecido como justo dos pontos de vista econômico e histórico, em decorrência da presença do Frigorífico Anglo, atraindo grandes boiadas provindas das regiões citadas.
De acordo com Ana Mae, é função do arte-educador promover a cultura do contexto no qual os alunos estão inseridos para que haja identificação cultural e desenvolvimento; para que possam desenvolver sua percepção, imaginação, capacidade crítica e criatividade e, dessa forma, sejam capazes de analisar e modificar a realidade em que vivem.
Segundo Hernandez “a expressão cultura visual refere-se a uma diversidade de práticas e interpretações críticas em torno das relações entre as posições subjetivas e as práticas culturais e sociais”. (p. 22)
A partir desta afirmação, este projeto visa proporcionar aos alunos contato com a cultura do seu município, para que possam se enxergar e se comunicar através das múltiplas linguagens que os rodeiam, seja ela das imagens, do som ou da expressão corporal, possam praticá-la e refletir sobre a sua influencia na sua vida e da sua comunidade.
A elaboração deste projeto segue as questões propostas por Hernadez para desenvolver uma compreensão crítica e performativa da cultura visual, que são, em resumo, as experiências de vida que os estudantes trazem para o ambiente de aprendizagem, a satisfação que sentem com a cultura visual ou que lhes propicia em sua vida, as múltiplas interpretações que estabelecem relacionadas à cultura visual, o cuidado para que aprendam a fundamentar suas interpretações, de modo que possam conviver com diferentes manifestações visuais e partir de posições que lhes possibilitem assumir novos desafios, fazer contestações e diferentes relações.
Portanto, propiciar aos alunos do citado Projeto o debate e o contato visual da cultura sertaneja e seu caminhar no desenvolvimento da cidade é fazer com que reflitam e percebam-se como membros de um processo que os identifica, que são protagonistas de uma história dinâmica e que têm um papel importante na formação social e cultural da sua comunidade.

OBJETIVOS GERAIS:

Identificar como a cultura sertaneja influencia a cultura local, tornando o aluno apto a reconhecer sua cultura e, assim, identificar-se social e culturalmente para que seja capaz de agir neste contexto de forma crítica e criativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Relacionar as características que compõem o universo sertanejo;
- Possibilitar a autorreflexão, buscando compreender-se, ou não como integrante da cultura sertaneja;
- Visualizar a cultura sertaneja no seu cotidiano;
- Elaborar cartazes que traduzam a compreensão individual da cultura sertaneja.

REFERÊNCIAS:

BARBOSA, A.M. Arte, Educação e Cultura. Disponível em: http://uab.unb.br/moodle/course/view.php?id=567. Acessado em 16/março/2010

GOMES JR, N. 50 anos de festa: o berço nobre do rodeio brasileiro. Barretos, SP: Ed. do Autor: Barretos, 2005

A pecuária e a Festa do Peão. Disponível em http://www.barretos.sp.gov.br/site-apecuariaeafestadopeao Acessado em 17 Abril 2010

HERNÁNDEZ, F. Catadores da Cultura Visual. Ed. Mediação: Porto Alegre, 2007

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