Este tema é o desenvolvimento de uma pesquisa fotográfica sobre a cultura visual sertaneja da cidade de Barretos. Através de uma pesquisa de campo feita pela cidade de Barretos, onde foram fotografados vários pontos mostrando a riqueza desta cultura visual sertaneja que a cidade abriga.
O projeto de pesquisa é um trabalho que busca enriquecer mais a cultura sertaneja da cidade, mostrando que através da arte também se mantém a cultura de uma cidade viva, para isso foi utilizada bases bibliográficas nos textos de Ana Mae, que é uma arte/educadora e desenvolve projetos na área educativa e também nos livros de Fernando Hérnandez, pois é um estudioso que discute a cultura visual como projeto educativo. A escolha do tema sobre a cultura visual e também sobre a cultura sertaneja foi para focalizar a cultura da cidade, onde essa cultura se sobressai por causa da festa do peão.
Vivemos em um mundo complexo e devemos também utilizar toda essa complexibilidade para nos comunicar, não apenas pela escrita, mas também pelas imagens que invadem nossa sociedade. Devemos ensinar aos estudantes a utilizarem a linguagem do som e das imagens, também de gráficos, músicas e cinemas, pois são tão importantes quanto se comunicar com palavras. As imagens muitas vezes falam mais do que palavras.
“A expressão cultura visual refere-se a uma diversidade de práticas e interpretações críticas em torno das relações entre as posições subjetivas e as práticas culturais e sociais”, segundo HÉRNANDEZ (2007, p. 22). Para isso foi inserido imagens que identificam a cultura da cidade da forma inicial, como era antigamente, o valor pelas comitivas, pelo gado, pela pecuária e pelos rodeios. Até chegar aos dias de hoje, podendo visualizar a cultura visual sertaneja em todos os pontos da cidade e de variadas formas e culminando com a festa do peão que é o ponto forte desta cultura se manter viva até hoje.
Cultura visual se entende por um campo de estudo que geralmente inclui algumas combinações de estudos culturais, história da arte e antropologia, enfocando aspectos da cultura que se apóiem em imagens visuais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário