PLANO DE AULA ARTES VISUAIS
TEMA: AUTORRETRATO
OBJETIVO GERAL:
·
Compreender a imagem como
elemento constitutivo da cultura contemporânea.
·
Conviver com produções
visuais e suas concepções estéticas, assim como valorizar e respeitá-las;
·
Identificar os significados
das formas visuais, as técnicas e os procedimentos artísticos das obras;
·
Observar um autorretrato e
produzir o seu.
METODOLOGIA:
O plano de aula está apoiado na Proposta
Triangular, que a arte-educadora Ana Mae desenvolveu, pois foi o primeiro
programa educativo do gênero, ainda hoje a base da maioria dos programas em
Arte-educação no Brasil. Consiste no apoio do programa de ensino de Arte em
três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte:
Contextualização histórica; Apreciação artística e Fazer artístico;
PROCEDIMENTOS (DESCRIÇÃO DAS
ATIVIDADES):
Autorretrato
é um desenho ou pintura que alguém faz de si próprio. Desde há muito tempo
atrás, os artistas pintavam ou desenhavam a si mesmos.
No autorretrato, o artista procura mostra-se (ou descobrir-se) de
uma forma mais nítida, mais verdadeira e pode mesmo não gostar daquilo que vê,
pode não aprovar, e, por isso, pode modificar a imagem que de si encontrou.
Assim, um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista faz de si mesmo. Muito usado na pintura, na literatura ou na escultura, o autorretrato nem sempre representa a imagem real da pessoa, mas sim como o artista se vê, aceita e assume ou tenta mudar e isso depende de cada pessoa ou mesmo de cada momento.
Assim, um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista faz de si mesmo. Muito usado na pintura, na literatura ou na escultura, o autorretrato nem sempre representa a imagem real da pessoa, mas sim como o artista se vê, aceita e assume ou tenta mudar e isso depende de cada pessoa ou mesmo de cada momento.
Hoje,
muitos artistas ainda fazem autorretratos, mas de jeitos diferentes, muitas
vezes nem conseguimos reconhecer os seus rostos nos autorretratos.
Para
fazer o autorretrato basta parar diante do espelho e desenhar seu rosto.
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
(5 minutos):
·
Momentos históricos e
curiosidades sobre as obras e os artistas;
·
Observar o autorretrato
impresso de Tarsila do Amaral e Candido Portinari;
·
Observar cores, formas e a
expressão de sentimentos;
·
Observar a técnica
utilizada, materiais e suporte.
FAZER
ARTÍSTICO (20 minutos):
·
Após a contextualização
histórica e a apreciação artística, propor aos alunos que façam o seu
autorretrato;
·
Utilizar como suporte papel
especial para desenho com gramatura maior e como técnica utilizar giz de cera;
·
Como recurso utilizar
espelhos para que os alunos possam se ver e assim fazer o autorretrato mais fiel
possível.
RECURSOS:
·
Projetor de vídeo (Diebold);
·
Imagem impressa;
· Papel especial para desenho A4, 210 mm x 297 mm, 140/m²;
·
Giz de cera escolar;
·
Espelho com suporte.
AVALIAÇÃO:
Os
critérios avaliativos se darão durante a aplicação da atividade, visto a
participação e interação dos alunos na apreciação estética e após o fazer
artístico com a conclusão da atividade.
REFERÊNCIA:
CUNHA,
Sergio. Arte, Educação e Projetos – Tarsila do Amaral para crianças e
educadores. Coleção Aprendendo com Arte. Campinas, 3ª Edição, 2005.
AZEVEDO,
Heloiza de Aquino. Coleção Aprendendo com Arte – Vida e Obra. Vol. 1: Tarsila
do Amaral, a Primeira –Dama da Arte Brasileira. Vol. 2: Candido Portinari,
filho do Brasil, orgulho de Brodowski. Campinas, 4ª Edição, 2005.
RAFFA,
Ivete. Fazendo Arte com os Mestres. São Paulo: Editora Escolar, 2007.
ROIG,
Gabriel Martín. Arte para Crianças. Ciranda Cultural. São Paulo, 2008.
Disponível em http://www.infopedia.pt/$auto-retrato.
Acesso em 29/09/2012.
Disponível em http://ensinandoartesvisuais.blogspot.com.br/2007/11/arte-como-educao-e-cidadania-por-ana.html.
Acesso em 29/09/2012.
Disponível em http://andersonbenelli.blogspot.com.br/2011/02/reflexoes-sobre-abordagem-triangular.html.
Acesso em 29/09/2012.
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