HOMENAGEM A COPA DO BRASIL 2014
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORA: CINTHIA RODRIGUES
ARTES
2014
NESTA IDADE, AS CRIANÇAS JÁ
REPRESENTAM O MUNDO SIMBOLICAMENTE. COM A CRIAÇÃO ARTÍSTICA E EM CONTATO COM A
ARTE, DESENVOLVE-SE O DOMÍNIO DESSA NOVA LINGUAGEM. POR ISSO, É PRECISO PROPOR
ATIVIDADES QUE ESTIMULEM A CRIAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA, A EXPLORAÇÃO DE NOVOS
MATERIAIS E A REFLEXÃO ACERCA DOS CONTEÚDOS ARTÍSTICOS DE AUTORIA DE CADA UM,
ASSIM COMO OS PRODUZIDOS PELOS COLEGAS OU ARTISTAS CONSAGRADOS.
*São alunos da recreação (4 anos) e da pré-escola (5 anos), olhem a criatividade e capacidade de percepção visual do que foi pedido e a produção de cada um. Apaixonante!!!!!
OLHA QUE DELICADEZA O DESENHO DESSE ALUNO "GABRIEL" DE APENAS 4 ANOS DA RECREAÇÃO. ILUSTRANDO A SUA MÃE.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS CEMEIS TENENTE
AFONSO CÂMARA FILHO, AMADOR ALVES DE QUEIROZ, MARIA FERNANDES RODRIGUES E
ROBSON ROSALINO PELA PROFESSORA DE ARTES CINTHIA RODRIGUES NO 1º SEMESTRE DO
ANO DE 2014.
PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE MOTORA DOS
ALUNOS, A UTILIZAÇÃO DE CORES, TÉCNICAS E TEXTURAS DIFERENCIADAS. ALÉM DE
CONHECER ARTISTAS CONSAGRADOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, DESENVOLVER A
ORALIDADE ATRAVÉS DE RODAS DE CONVERSAS, RODAS DE MÚSICAS E VÍDEOS.
ATIVIDADES COM RECORTE E COLAGEM,
APLICAÇÃO DE TINTAS E DIFERENTE MATERIAIS. UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES SUPORTES,
UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMO LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA E CANETA HIDROCOR.
RECREAÇÃO
Ø PROFESSORAS: FERNANDA, LÍVIA,
ADRIANA, AURORA E CRISTINA.
Ø PROFESSORAS COORDENADORAS: VALÉRIA,
ANA LÚCIA, ANA CAROLINA E LUANA.
Ø COORDENADORA PEDAGÓGICA: ERCÍLIA
·
Barangandão
de Arco-íris;
·
Fantoche
de animais;
·
Autorretrato
(Tarsila e Cândido Portinari);
·
Como
somos (Tarsila do Amaral, Operários, 1933);
·
Onde
vivemos;
·
Data
comemorativa: carnaval;
·
Carnaval
de rua (artista NAIF);
·
Brinquedos
e brincadeiras, obras de Ivan Cruz;
·
A
escola (Romero Britto, Lar Sweet Casa, 1998);
·
A
turma do Luan – carômetro;
·
Hora
da história: Pedro e o Lobo;
·
Instrumentos
musicais, a história de Beethoven;
·
Brincar
com os sons – bandinha;
·
Páscoa
– cartaz coletivo;
·
Índios
– maquete do Brasil em 1500;
·
Páscoa:
Máscaras de coelho;
·
O
verdadeiro significado da páscoa;
·
Descobrimento
do Brasil – indiozinho com palito de fósforo;
·
Policromia
e Monocromia;
·
Paisagem
com touro, Tarsila do Amaral (1925);
·
Cartão
dia das mães;
·
Releitura
dia das mães, obra de Romero Brito;
·
Bichos
de estimação – dobradura corpo do cachorro;
·
Bichos
de estimação – desenho;
·
Descobrindo
os objetos pelo tato;
·
Texturas
da natureza;
·
Outros
bichos de estimação, obra de Aldemir Martins “Três gatos”;
·
Outros
bichos de estimação, obra de Romero Britto “Peixes”;
·
Animais
domésticos – Patinha, com vídeo da Xuxa “Cinco patinhos”;
·
As
mamães e seus filhotes – Galinha, com vídeo da Galinha Pintadinha;
·
Mascote
da copa: Fuleco, colorido com tinta plástica;
·
Festa
junina, obras de Volpi;
·
Fantoche
com o mascote da copa: Fuleco.
PRÉ-ESCOLA
Ø PROFESSORA: GISELI, ALINE, SÔNIA E
AUXILIADORA.
Ø PROFESSORAS COORDENADORAS: VALÉRIA,
ANA LÚCIA, ANA CAROLINA E LUANA.
Ø COORDENADORA PEDAGÓGICA: ERCÍLIA
·
Barangandão
de Arco-íris;
·
Fantoche
de animais;
·
Autorretrato
(Tarsila e Cândido Portinari);
·
Eu
e minha turma (Tarsila do Amaral, Operários, 1933);
·
A
turma do Luan (Tarsila do Amaral, A família, 1925);
·
Data
comemorativa: carnaval;
·
Carnaval
de rua (artista naif);
·
Onde
vivemos – Vivemos no planeta Terra;
·
Onde
vivemos - Uma rua colorida, maquete da rua;
·
Pé
veloz, o menino da floresta;
·
Conhecendo
alguns animais;
·
Os
animais do mundinho – TANGRAM;
·
Arte
rupestre;
·
Páscoa
– cartaz coletivo;
·
Índios
– maquete do Brasil em 1500;
·
Páscoa:
Máscaras de coelho;
·
O
verdadeiro significado da páscoa;
·
Descobrimento
do Brasil – caravela;
·
Abaporu,
Tarsila do Amaral (1928);
·
Mona
Lisa, Leonardo da Vinci (1503);
·
Surrealismo
de Miró (várias obras);
·
Cartão
dia das mães;
·
Releitura
dia das mães, obra de Romero Brito;
·
A
casa sonolenta;
·
Cores
do céu (arco-íris);
·
Barulhos
no acampamento (Obra O grito, de Edvard Munch);
·
Era
uma casa muito engraçada, de Vinícius de Moraes;
·
Casa
de bicho, casa de gente – Abelhas;
·
Uma
história invertida e divertida: Os três lobinhos e o porco mau;
·
A
copa, obra de Gustavo Rosa, denominada Pelé (2006);
·
Copa
do mundo: bandeira do Brasil e símbolos da copa;
·
Mascote
da copa: Fuleco, colorido com tinta plástica;
·
Festa
junina, obras de Volpi;
·
Fantoche
com o mascote da copa: Fuleco.
ü Todas
as atividades estão registradas no caderno de artes dos alunos e também do blog
da professora Cinthia, endereço: http://cinthiaunb.blogspot.com.br/
ü O
semanário da professora também está em dia e organizado com as atividades
relatadas acima;
ü Os
alunos também apresentam uma evolução muito grande dentro do repertório de
Artes, pois é perceptível através das atividades desde início do ano o grau de
desenvolvimento até os dias de hoje.
Professora:
Cinthia Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário