Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA


Texto relacionado ao tema ou à disciplina escolhida

Estou lendo vários livros para compor a minha monografia sobre a Cultura Visual Sertaneja da cidade de Barretos, em um dos livros li este texto e me encantei com a profundidade das palavras contidas ali, pois vem a calhar com o meu pensamento e com as pesquisas que estou fazendo sobre a função da arte nos dias de hoje e a importância para a vida em sociedade.
Escolhi as áreas de artes e informática, neste texto percebi a importância de ver as coisas por vários ângulos e também o que deve ou não ser importante para se aprender na escola, a imagem é muito importante e deve ser usada para melhorar a vida dos alunos e este texto mostra que nós professores ou futuros professores temos a incumbência de levá-los a esse entendimento.
Escolhi as artes para ampliar os horizontes de visões sobre o mundo e a informática como forma de levar a tecnologia a todos e poder colocá-los frente ao mundo.

A MELHOR ESCOLA
Desconfia daqueles que te ensinam
Lista de nomes, fórmulas e datas e que
Sempre repetem modelos de cultura
Que são a triste herança que aborrece.

NÃO APRENDE APENAS COISAS
Pense nelas
E constrói sob teu desejo
E imagens que rompam a barreira que asseguram
Existir entre a realidade e a utopia:

Vive num mundo côncavo e oco,
Imagine como seria uma selva queimada,
Detém o movimento das ondas nas arrebentações,
Tinge o mar de vermelho,
Segue algumas paralelas até que te devolvam
Ao ponto de partida,
Coloque o horizonte na vertical,
Faz uivar um deserto,
Familiariza-te com a loucura.

De: José Agustín Goytisolo


REFERÊNCIA
Hernández, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho; tradução Jussara Haubert Rodrigues. – Porto Alegre: Artmed, 2000.

UMA IMAGEM SUA

A CULTURA VISUAL SERTANEJA DA CIDADE DE BARRETOS


Esta imagem é o desenvolvimento de uma pesquisa fotográfica sobre a cultura visual sertaneja da cidade de Barretos. Através de uma pesquisa de campo feita pela cidade de Barretos, onde fotografei vários pontos mostrando a riqueza desta cultura visual sertaneja que a cidade abriga.
A imagem foi um trabalho que buscou enriquecer mais a cultura sertaneja da cidade, mostrando que através da arte também se mantém a cultura de uma cidade viva, para isso utilizei bases bibliográficas nos textos de Ana Mae, que é uma arte/educadora e desenvolve projetos na área educativa e também nos livros de Fernando Hérnandez, pois é um estudioso que discute a cultura visual como projeto educativo. A escolha do tema sobre a cultura visual e também sobre a cultura sertaneja foi para focalizar a cultura da cidade, onde essa cultura se sobressai por causa da festa do peão.
Cultura visual se entende por um campo de estudo que geralmente inclui algumas combinações de estudos culturais, história da arte e antropologia, enfocando aspectos da cultura que se apóiem em imagens visuais.
Barretos era o caminho utilizado pelos tropeiros e devido a sua localização geográfica, à qualidade de suas terras propícias às pastagens, do favorecimento do clima, entre outros fatores, foi à grande propulsora da evolução da pecuária de corte da vasta região, que compreendia os Estados de Mato Grosso e algumas regiões do Triângulo Mineiro, Oeste e Noroeste de Minas Geais. Até os anos cinquenta era conhecida como a “Capital da Pecuária Brasileira”, um título reconhecido como justo dos pontos de vista econômico e histórico, em decorrência da presença do Frigorífico Anglo, atraindo grandes boiadas provindas das regiões citadas.
A cultura visual é uma forma de aprender mais sobre o que as imagens nos remetem para isso foi utilizado à pesquisa da cultura visual sertaneja da cidade de Barretos, fazendo um apanhado de fotos interligando essa riqueza de cultura visual à arte.
Após a pesquisa de campo e a pesquisa bibliográfica a obra foi executada, completando com a decopagem das fotos em um suporte em fibra que representa uma vaca leiteira, que também é um das culturas local, o gado leiteiro.




PROJETO
ARTE NA INFORMÁTICA: A CULTURA VISUAL SERTANEJA DA CIDADE DE BARRETOS


IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal João Baroni
PÚBLICO-ALVO: Turma do 5º ano A, período da manhã com 30 alunos.
RESPONSÁVEL: Professora Cinthia Rodrigues de Oliveira
DURAÇÃO: de Setembro a Novembro de 2011 (3 meses)
AULAS: 5 aulas duplas
ÁREAS: Artes visuais e Informática

APRESENTAÇÃO: Vivemos em um mundo globalizado, modernizado, onde a informática e as artes são aliadas e se tornam peças principais para resolução de problemas, praticidade, segurança, organização, comodidade, agilidade e conhecimento.
A informática oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades de aprendizagens permanentes por meio do uso de tecnologia. E as artes nos fazem perceber e ver o mundo de uma maneira inovadora e crítica. A informática e as artes estão a serviço do projeto educacional, propiciando condições aos alunos de trabalharem a partir de temas, projetos ou atividades, surgidos no contexto de sala de aula e na vida em sociedade. É dentro desta perspectiva que a proposta pedagógica vem estimular o pensamento, a autonomia, a cooperação e, principalmente a criatividade de cada aluno. Assim, através de trabalhos colaborativos de pesquisa os alunos poderão fundamentar suas argumentações, estabelecendo relações entre o que esta sendo aprendido e seu cotidiano.

MOTIVAÇÃO: A informática e as artes veem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. A utilização como instrumento de aprendizagem e a ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre nós.

JUSTIFICATIVA: Utilizar os cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos para inserir os alunos no mundo das artes. Utilizar o computador como uma ferramenta a mais para valorizar os artistas e suas obras, fazendo pesquisas e conhecer mais o mundo da arte.

OBJETIVO GERAL: O Objetivo principal nos dias atuais é adaptar no currículo escolar a utilização da informática e das artes como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada e mais crítica frente às imagens cotidianas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Valorizar e conhecer as obras dos artistas regionais e nacionais que contribuíram fazendo um cartaz para a festa do peão de boiadeiro de Barretos;
• Analisar a aplicação de metodologias apoiadas pelos recursos de informática visando detectar suas contribuições para o ensino-aprendizagem das Artes Visuais.

META: Incentivar a leitura das obras de arte que compõem os cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e propor que eles criem as suas obras em um software, mostrando aos alunos novos olhares sobre a festa do peão e consequentemente sobre a nossa sociedade.

AÇÕES: Reproduções, produções e releituras dos cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, pesquisas na internet, estudo sobre o artista que compôs o cartaz, utilização das ferramentas do computador para realizar as atividades, software utilizado para releituras Paint, para pesquisas Internet Explorer e para digitação de texto Word.
Na área de artes focarei a cultura visual, que é um campo de estudo que geralmente inclui alguma combinação de estudos culturais, história da arte e antropologia, enfocando aspectos da cultura que se apóiem em imagens visuais. A pesquisa é um estudo sobre a história cultural da cidade e visa um enriquecimento e uma interiorização desta história pelos alunos que estarão em constante contato com as artes visuais através deste estudo sobre a cultura visual sertaneja da cidade de Barretos.
Vou propor para os alunos um trabalho baseados nos cartazes da festa do peão, onde os alunos irão estudar alguns cartazes escolhidos e após irão produzir um cartaz digital, utilizando o Paint.
Sobre a cultura visual terei como base os livros da professora Ana Mae, que defende a necessidade da identidade cultural para que haja capacidade de reconhecer-se a si mesmo e de construir a própria realidade. E nos livros de Fernando Hernández, pois é um estudioso que discute a cultura visual como projeto educativo.
Os cartazes da festa do peão trabalharei com os artistas Romero Britto, Hellen Faganello, Hans Donner, Elifas Andreato e Valter Corcino.

INSTRUMENTOS, MATERIAIS E TÉCNICAS A SEREM UTILIZADAS:
• Computadores com software para desenho e pintura;
• Internet para pesquisa;
• Cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos;

AVALIAÇÃO: Avaliar as produções dos alunos de forma a perceber a sua própria leitura das obras e as ferramentas utilizadas para realização o trabalho.

CULMINÂNCIA: Apresentação das reproduções, produções e releituras em um vídeo montado no PowerPoint ou no Movie Maker e gravar em CDs para os alunos, como produto final do projeto.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e Educação Matemática - coleção tendências em Educação Matemática – Autêntica, Belo Horizonte – 2001

FRÓES, Jorge R. M. Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf

GOUVÊA, Sylvia Figueiredo- Os caminhos do professor na Era da Tecnologia - Acesso Revista de Educação e Informática, Ano 9 - número 13 - abril 1999.

http://arteinformatica.blogspot.com/. Acesso em 23/09/2011.

http://cinthiaunb.blogspot.com/. Acesso em 23/09/2011.

http://emefrleoni.blogspot.com/2011/08/projeto-tecendo-arte-na-informatica.html. Acesso em 23/09/2011.

http://janinformatica.blogspot.com/2008/06/informtica-educativa-em-sala-de-aula.html. Acesso em 24/09/2011.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_art.pdf. Acesso em 23/09/2011.

http://www.cleabrasil.com.br/Grupos/GRUPO%204%20MARROM/A%20INFORM%C3%81TICA%20EDUCATIVA%20NO%20ENSINO.pdf. Acesso em 23/09/2011.

http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm. Acesso em 24/09/2011.

http://www.independentes.com.br/. Acesso em 23/09/2011.

http://www.informaticaeducacional.com/projetos/fund2/9ano/artvetorizacao/index.php. Acesso em 23/09/2011.

http://www.microsoft.com/brasil/educacao/projeto/materias/arte_concreto_digital.mspx. Acesso em 23/09/2011.

PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - Formação de professores, pesquisa e extensão - Editora Olho d Água, 2000. p 29.



PROJETO
ARTE NA INFORMÁTICA: A CULTURA VISUAL SERTANEJA DA CIDADE DE BARRETOS

A proposta do projeto é utilizar os cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos para fazer um outro cartaz, mas agora digital.
Então o material que preparei é um vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=kLaMhggmoPM com todos os cartazes da festa e os cinco escolhidos para o projeto. E dentre esses escolhidos, também preparei uma atividade de quebra-cabeça com o software Magic Jigsaw, que utiliza fotos ou imagens e os transformam em quebra-cabeça. Assim os alunos poderão ficar mais atentos aos detalhes dos cartazes que vamos trabalhar.

1º passo: Escolher a imagem em seu computador.


2º passo: O quebra-cabeça desmontado com a imagem escolhida, agora é só montar


3º passo: Montar a imagem do cartaz, finalizando o quebra-cabeça.


4º passo: Imagem do cartaz montado.



Imagem do cartaz com a foto da Estátua em homenagem ao peão, apelidada de “Jeromão”.


Cartaz do artista Elifas Andreato.


Cartaz da artista Helen Faganello.



Cartaz do artista Romero Britto.


Quebra-cabeça desmontado.


Quebra-cabeça sendo montado



Outro modelo de quebra-cabeça, mas este está on-line:
http://www.flash-gear.com/npuz/


Outro é http://www.pobrevirtual.com.br/irpara.php?id=179

E também tem outro site que coloca a imagem que você escolher exposto em um museu, o endereço http://www.pobrevirtual.com.br/irpara.php?id=181 fica interessante para expor o trabalho dos alunos depois de pronto.




FONTES CONSULTADAS:

http://www.superdownloads.com.br/download/177/quebra-cabeca-master/

http://www.baixaki.com.br/download/magic-jigsaw-puzzle.htm

http://www.flash-gear.com/npuz/

http://www.pobrevirtual.com.br/irpara.php?id=179

http://www.pobrevirtual.com.br/irpara.php?id=181



Vídeo com todos os cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e os cinco escolhidos para o projeto:



http://www.youtube.com/watch?v=kLaMhggmoPM



ESCOLA ONDE SERÁ APLICADO O PROJETO: E.M. JOÃO BARONI



RELATÓRIO DE EXECUÇÃO


PROJETO
ARTE NA INFORMÁTICA: A CULTURA VISUAL SERTANEJA DA CIDADE DE BARRETOS


O projeto foi realizado na Escola Municipal João Baroni, com a turma do 5º ano A, período da manhã com 20 alunos. A professora responsável pelo projeto, sou eu Cinthia Rodrigues de Oliveira e teve a duração de três meses de setembro a novembro de 2011. Estava prevista cinco aulas duplas, mas apliquei em três aulas duplas, ou seja, seis aulas. Envolvendo as áreas de Artes Visuais e Informática.



A informática vem transformando o mundo nos últimos anos, todas as pessoas que podem utilizar os computadores e acessar a internet se informa e se atualiza frente às novidades e notícias. As artes é um meio das pessoas também se informarem e conhecerem o mundo, o mundo das artes e foi juntando essas duas áreas que o projeto foi desenvolvido. A proposta pedagógica vem estimular o pensamento, a autonomia, a cooperação e, principalmente a criatividade de cada aluno. Assim, através de trabalhos colaborativos de pesquisa os alunos poderão fundamentar suas argumentações, estabelecendo relações entre o que esta sendo aprendido e seu cotidiano.


A principal motivação é a relevância das artes e na informática para o cenário educacional e a aprendizagem em função do social. Para isso utilizamos os cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos para que os alunos aprendessem mais sobre as artes, o computador foi utilizado como uma ferramenta para valorizar os artistas e suas obras, fazendo pesquisas e conhecer mais o mundo da arte.


O objetivo principal foi de preparar os alunos para uma sociedade informatizada e mais crítica frente às imagens cotidianas, principalmente as imagens da cultura visual sertaneja da cidade de Barretos.
Também valorizar e conhecer as obras dos artistas regionais e nacionais que contribuíram fazendo um cartaz para a festa do peão de boiadeiro de Barretos; Analisar a aplicação de metodologias apoiadas pelos recursos de informática visando detectar suas contribuições para o ensino-aprendizagem das Artes Visuais.
A meta foi alcançada, pois através do projeto conseguimos incentivar a leitura das obras de arte que compõem os cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e também que eles criassem suas próprias obras em um software para desenho e pintura, com isso eles adquiriram novos olhares sobre a festa do peão e sobre a nossa sociedade.
Na primeira aula os alunos puderam ver um vídeo produzido sobre os cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro
http://www.youtube.com/watch?v=kLaMhggmoPM e conhecer um pouco mais sobre o universo sertanejo, fizemos uma roda de conversa para falar sobre os cartazes e sobre a festa. Após os alunos puderam pesquisar na internet sobre a festa do peão entrando no site oficial do Clube Os Independentes
http://www.independentes.com.br/

organizadores da Festa do Peão de Barretos.


Na segunda aula os alunos escolheram alguns cartazes da festa para observar melhor seus detalhes, após utilizando um software de quebra-cabeça, escolheram uma imagem e remontaram o cartaz. Esta atividade foi muito interessante e enriquecedora, pois os alunos gostaram muito, também puderam interiorizar as imagens dos cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e aprenderam sobre os artistas que criaram cada cartaz, as obras e as técnicas utilizadas.




Vídeo de um aluno montando o quebra-cabeça:



http://www.youtube.com/watch?v=VgxqAUxoG04

Na terceira e última aula os alunos foram convidados a observar cinco cartazes da festa do peão dos artistas Romero Britto, Hellen Faganello, Hans Donner, Elifas Andreato e Valter Corcino, após eles utilizaram o software Paint e fizeram uma releitura de uma dessas obras, o aluno pode escolher qual obra mais se identificou para poder fazer sua produção.




Vídeo com a releitura dos cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos:



http://www.youtube.com/watch?v=5Td1wzsB_vA


Nesta etapa o projeto foi mudado, pois eram cinco aulas duplas e acabou sendo três aulas, por conta dos feriados do mês de outubro (28 – Funcionário Público) e novembro (2 – Finados) e também por causa de manutenção no laboratório de informática. Mas o projeto foi aplicado sem maiores danos.
Este projeto foi um estudo sobre a história cultural da cidade de Barretos que visa enriquecer e interiorizar a história pelos alunos que estão em constante contato com as artes visuais através deste estudo sobre a cultura visual sertaneja da cidade de Barretos.
Foram utilizados computadores com software para desenho e pintura (Paint), acesso a internet para pesquisa sobre as obras e sobre os artistas, os cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, máquina fotográfica para registrar o projeto.
O projeto foi realizado com sucesso desde a preparação do ambiente e da conversa com os alunos sobre a proposta do projeto, também dos computadores que precisou ser preparado antecipadamente com a instalação dos softwares que seriam utilizados.
Na parte final do projeto reuni todas as obras dos alunos e montei um vídeo para ser passado para eles e para os outros alunos da escola na próxima aula de informática.


Concluindo o projeto foi muito importante para os alunos, pois se criou e ampliou nova visão sobre as artes e sobre a cultura visual sertaneja da cidade de Barretos através dos cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro.
Para mim uma realização pessoal, pois é o tema que estudo em meu trabalho de conclusão de curso e ampliar esses conhecimentos me traz mais conhecimento.




Vídeo com as fotos da aplicação do projeto:



http://www.youtube.com/watch?v=mKVFxGk5aw0


TAREFA: MEU PROJETO

LINK DO BLOG:
http://cinthiaunb.blogspot.com/p/projeto-interdisciplinar-de-ensino-e.html


INFORMÁTICA COM ARTE: A CULTURA VISUAL SERTANEJA DA CIDADE DE BARRETOS

O projeto sobre a cultura visual sertaneja da cidade de Barretos trabalhou as artes aliada a informática, pois os alunos puderam visualizar a história da cidade apresentada nos cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos através de imagens e vídeos, após os alunos puderam fazer a releitura de cada cartaz.


De acordo com Ana Mae Barbosa, é função do arte-educador promover a cultura do contexto no qual os alunos estão inseridos para que haja identificação cultural e desenvolvimento; para que possam desenvolver sua percepção, imaginação, capacidade crítica e criatividade e, dessa forma, sejam capazes de analisar e modificar a realidade em que vivem.
A cultura visual está ganhando nos últimos anos um espaço maior de discussão dentro do ensino das artes visuais, pois vivemos em um mundo cercado por imagens e elas fazem parte de nosso cotidiano, com isso é de fundamental importância trabalhar com estes signos de maneira pedagógica. O projeto desenvolvido sobre a cultura visual sertaneja de Barretos propicia uma maior participação dos alunos, pois essas imagens fazem parte do seu mundo. Segundo os escritos dos PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (2001, p. 61), sobre a cultura visual se coloca assim:

O mundo atual caracteriza-se por uma utilização da visualidade em qualidades inigualáveis na história, criando um universo de exposição múltipla para os seres humanos, o que gera a necessidade de uma educação para saber perceber e distinguir sentimentos, sensações, idéias e qualidades. Por isso o estudo das visualidades pode ser integrado nos projetos educacionais. Tal aprendizagem pode favorecer compreensões mais amplas para que o aluno desenvolva sua sensibilidade, afetividade e seus conceitos e se posicione criticamente.

A cultura visual é uma fonte importante para o trabalho do professor em sala, pois segundo HERNÁNDEZ (2007, p. 23), “O fato de que tal estudo parece ampliar as fontes, reorganizar o conteúdo da formação de professores, dá uma forte ênfase à interdisciplinariedade/transdisciplinariedade e à integração curricular”. Pois de acordo com o projeto desenvolvido foi trabalhado com os alunos conteúdos de artes, informática e história, além de desenvolver várias habilidades. Estudar as imagens que estão nos cercando a todo o momento, também é uma forma de perceber o que nos rodeia e se tornar um cidadão participante e crítico frente ao que lhe é colocado. Não apenas receber a informação através das imagens, mas interagir com elas.
Os alunos utilizaram as imagens dos cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro da cidade de Barretos para aprender mais sobre a história da cidade e sobre a maior festa do peão da América Latina que é a de Barretos. E após esse estudo eles puderam fazer uma releitura do cartaz que foi escolhido.


Segundo o texto “Educação da cultura visual & cotidiano” de autoria de GUNTHER, o estudo da cultura visual é um norteador teórico metodológico, que aproxima os conteúdos curriculares das manifestações culturais do cotidiano, e aumenta as possibilidades do ensino das artes em contextos escolares, de uma forma que o aluno realmente aprenda. HERNÁNDEZ (2000) destaca a importância da cultura visual como mediadora sobre os nossos olhares e o mundo e assim servir de experiências como meios artísticos. Em relação ao projeto desenvolvido os alunos além de aprenderem mais sobre a história da cidade eles também puderam colocar a sua criatividade a prova, pois precisavam fazer a sua própria obra, mas em um programa de pintura, que neste caso foi utilizado o Paint.


HERNÁNDEZ (2007) afirma que vivemos em um mundo visualmente complexo, então devemos utilizar todas as formas de comunicação que temos disponíveis, por isso precisamos ensinar os alunos à linguagem das imagens. Aprender a linguagem das imagens é tão importante quanto se comunicar com palavras. No projeto também foi focado a parte da informática, pois o aluno se interessa cada vez mais pela tecnologia, aliada a artes visuais o projeto se concretizou em um trabalho bem feito.
Acredito que a criança precisa estar atenta a todas as formas de representações visuais e cabe a escola propor esse aprendizado seguindo os estudos sobre a cultura visual. BARBOSA (2002) também nos coloca que a melhoria da educação está na qualidade que tornam qualquer experiência comum atrativa e apropriada capaz de assimilação total e agradável, usando os conhecimentos prévios dos alunos eles se sentem participantes do processo de aprendizagem e a assimilação é mais prazerosa.
A arte é uma forma de expressão, por isso as imagens, os desenhos são atividades produzidas e estudadas pelos alunos devem ser valorizados, pois elas são capazes de mostrar que o aluno interiorizou um conteúdo através de sua obra ou do estudo dela, ou seja, seu desenho. Para isso o aluno utilizou a sua aprendizagem em informática para criar o seu desenho observando dos cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro da cidade de Barretos.


A cultura visual sertaneja da cidade de Barretos oferece um grande leque de oportunidades de aprendizagem nas aulas de artes visuais, segundo os PCNs nos esclarece que, a arte tem uma função muito importante em relação às manifestações sociais e artísticas, pois, a arte de cada cultura, revela muito sobre os valores dos indivíduos daquela sociedade. É na arte que as portas se abrem para uma visão mais significativa sobre as questões sociais.
Aliando cultura visual sertaneja ao ensino das artes visuais na cidade de Barretos, estamos colocando em evidencia o que os PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (2001, p. 19), propõem:

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.


O ensino deve partir dos conhecimentos dos alunos, de sua realidade, de seu mundo, para depois se dedicar ao ensino de conteúdos mais abrangentes, de acordo com BARBOSA (2002) nos coloca uma afirmação está de acordo com o projeto aqui discutido, pois ela escreve que não é contra o ensino de arte grega, mas que o arte educador deveria partir do universo de apreciação estética do grupo, para que assim, a aprendizagem se torne real e não um suporte sem contexto.
A aprendizagem significativa é uma das características do projeto que aqui se desenvolveu, pois a estrutura de funcionamento dos projetos cria muita motivação entre os alunos e cria oportunidades de se trabalhar com autonomia. Os professores e alunos são parceiros no ensino-aprendizagem, pois relacionam os conteúdos e objetivos às situações de aprendizagens para o grupo.
Os projetos também são muito adequados para que se abordem as formas artísticas que não foram eleitas no currículo daquele ciclo, mas cabe a escola e aos professores darem a oportunidade de liberdade e de autonomia cognitiva aos alunos. Para BARBOSA (2007) a arte pretende formar o conhecedor, fruidor e decodificador da obra de arte e não apenas um mero espectador seguindo esse pressuposto de um projeto significativo.
No trabalho com os cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos o professor faz a mediação das atividades a serem desenvolvidas em sala e o processo criativo dos alunos, pois o aluno precisa de uma direção, de um objetivo e isso está nas mãos e no planejamento do professor. O trabalho com os cartazes na verdade é uma leitura de obra, sobre isso BARBOSA (2007, p. 107) escreve que “O importante é que o professor não exija representação fiel, pois a obra observada é suporte interpretativo e não modelo para os alunos copiarem”. O aluno colocará o seu olhar e sua produção em função do que aprendeu baseado na obra apresentada. (BARBOSA, 1991) apud FRANZ e KUGLER (2003, p. 5) no texto “Educação para uma compreensão crítica da arte no ensino fundamental: finalidade e tendências” constam que “Nos meios de ensino brasileiros, a obra de arte começa a ganhar evidência com a “Proposta Triangular", que compreende o ensino da arte articulando três vertentes do conhecimento artístico: “o fazer artístico, a leitura da imagem e a história da Arte”.
Segundo BARBOSA (2007) é:

Através da apreciação e decodificação de trabalhos artísticos, desenvolvemos fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade, que são processos básicos da criatividade. Além disso, a educação da apreciação é fundamental para o desenvolvimento cultural de um país. Este desenvolvimento só acontece quando uma produção artística de alta qualidade é associada a um alto grau de entendimento desta produção pelo público.

A cultura visual sertaneja está inserida na história de Barretos que se confunde com o a história da Festa do Peão de Boiadeiro. Pois Barretos era uma cidade pacata que tinha na pecuária sua principal atividade econômica, após a instalação do frigorífico Anglo em 1913 a cidade se tornou passagem obrigatória dos boiadeiros, que eram vias de transporte de gado entre um estado e outro. Com isso os peões que aqui chegavam organizavam pequenos rodeios para se divertirem.
Em 1955, nasceram “Os Independentes” um grupo de amigos que começou a organizar rodeios na cidade com fins filantrópicos, a partir daí nunca mais pararam e a cidade é hoje a capital nacional do rodeio e também é conhecida como cidade country do Brasil. Ninguém poderia imaginar que a partir daquele ano a história dos peões de boiadeiro mudaria para sempre, e que o destino de Barretos seria o de se tornar a capital do rodeio brasileiro.
Hoje Barretos é reconhecida internacionalmente, como o mais antigo e maior evento de rodeio da América Latina, a Festa do Peão de Barretos, completa em 2011, 56 anos.


Com o desenvolvimento do projeto percebe-se como é grande essa história que até ultrapassa os limites da cidade de Barretos com uma área de 1.563,6 km2 a cidade fica pequena comparada a sua história. A riqueza visual sertaneja que aqui é encontrada faz com que se perpetue através de várias gerações a nossa cultura e seja cada vez mais valorizada e utilizada nas aulas de artes.
As imagens apresentadas neste projeto, contam a história da cidade e da festa do peão e precisa ser valorizada e estudada, pois é uma forma de aprender e conhecer mais sobre o que aconteceu no passado e a importância dessa cultura visual sertaneja para nossa cidade, para os alunos das escolas municipais e para as pessoas que vivem na cidade de Barretos.
É fundamental que a sociedade utilize a cultura visual que se está inserida para refletir criticamente sobre o passado e sua história para tentar melhorar e entender os dias atuais e traçar metas para que no futuro o ensino seja cada vez mais eficaz e traga reflexões e mudanças para os alunos.
O professor que precisa ter a perspectiva sobre a compreensão e o conhecimento produzido culturalmente e reconhecer a necessidade de construir critérios com os alunos para avaliar a qualidade desse conhecimento. Esse processo de sentido supõe que o docente possa explicar e introduzir aos estudantes o mundo social e simbólico da cultura visual sertaneja e ajudá-los a construir por eles mesmos um quadro de referências de representações que lhes permitam interpretar os fenômenos com os quais se relacionam em seu dia-a-dia.
A educação escolar precisa estar dentro do contexto social e político, e deve ser conceitualizada, refletida e interpretada. Não se pode acomodar diante de uma realidade em que o convite é apenas para que sejamos consumidores e não atores, ou seja, não somos espectadores somos participantes ativos do processo de aprendizagem. Sempre questionar aquilo que se oferece como forma de pensamento único, refletir e estar dispostos sempre a continuar aprendendo.
A última instância da finalidade da arte na educação para a compreensão da cultura visual é a de que os alunos passem a interpretar o meio ao qual se relacionam e passem a entendê-lo, podendo ser críticos e reflexivos.
Finalizo o projeto compreendendo que o mundo atual está repleto de imagens e cabe aos professores fazermos delas nossas aliadas na compreensão da sociedade. A cultura visual está inserida nela e pode melhorar a educação e engrandecer toda a memória histórica de uma cidade, como é o caso deste projeto.
Por fim concluo que a cultura visual sertaneja da cidade de Barretos é um estudo importante que mudará os objetivos das aulas de artes visuais, por ser um projeto que abrange a história da cidade e os conceitos de artes, também por ser um conteúdo significativo para os alunos que podem visualizar na história de Barretos a sua própria história e serem os principais construtores de uma aprendizagem mais eficiente e contemporânea.



AMEI REALIZAR ESTE PROJETO!!!


O PROJETO DO OUTRO


PROJETO: ARTE E MATEMÁTICA, POR FABIANA VIGO

LINK DO BLOG: http://fabianavigo.blogspot.com/p/projeto-interdisciplinar-de-ensino-e.html



A colega Fabiana desenvolveu o seu projeto aliando Artes e Matemática, baseada nas obras da artista Tarsila do Amaral.
No trabalho a matemática estava presente além das formas geométricas na própria proporção e composição da obra de arte, destacando que seus conceitos podem organizar melhor a própria estrutura da obra.
Com o uso das formas geométricas em diferentes estratégias, ofereceu aos educandos um universo possível de criação, já que as formas geométricas por si só permitem diferentes composições harmônicas. Segundo a colega Fabiana “é importante que após o trabalho de contextualizar, e apreciar a obra, o professor estimule seus alunos na etapa denominada “fazer artístico”, já que através dela o aluno deve experimentar o prazer da criação”. Nesse trabalho é importante que o professor “liberte” os alunos da amarra de conceitos solidificados como é o caso da “beleza”, afinal o ato de criação quando livre de conceitos sociais permitem criatividade. Assim, também o professor estará trabalhando a estética.
O trabalho foi direcionado aos alunos do 5º ano escolar da Escola Municipal prof.ª Marlene Carboni Pereira, na cidade de Barretos. Os alunos possuem entre 10 e 12 anos e possuem em seu currículo escolar a previsão de duas aulas semanais de Artes, que foram utilizadas para o desenvolvimento do projeto, bem como, se utilizaram das aulas de matemática.
Os objetivos que a colega Fabiana elencou para o projeto foram: Compreender a relação entre arte e matemática a partir da pintura de Tarsila do Amaral; Identificar o uso das diversas formas geométricas como componentes artísticos na pintura; Reconhecer as características comuns entre os polígonos, reconhecendo quando ao número de lados, tipos de ângulo e tamanhos; Analisar, considerando o contexto e as formas geométricas, o trabalho da pintura Tarsila do Amaral; Estimular a produção artística com uso de elementos geométricos na pintura e utilizar as formas geométricas em produções artísticas próprias.
Neste sentido, pretendeu realizar um trabalho interdisciplinar que procurou relacionar os conteúdos matemáticos em relação a “forma e espaço”, principalmente as formas geométricas e a noção de perspectiva a partir da linguagem artística da pintura, desenvolvendo um trabalho que utilizou como base artística conceitual a pintura de “Tarsila do Amaral”, e alguns de seus quadros modernistas, bem como, explicitar as propriedades matemáticas presentes entre os polígonos e os sólidos geométricos, estimulando a compreensão desse conteúdo.
Segundo a colega autora do projeto os pontos positivos foram: Poder apontar como facilidade o relacionamento com a turma em que realizou o trabalho. Os alunos se mostraram interessados e parceiros do projeto. Foi muito interessante perceber o envolvimento deles com o tema, e a possibilidade de realização de diálogos a partir do tema estudado, que era a geometria, que eles gostavam. Percebeu também muita disposição para as aulas de Artes, demonstrando que os alunos gostam dessa disciplina e procuram interagir em suas aulas.
Segundo a colega autora do projeto os pontos negativos foram: A principal dificuldade foi em relação ao material para realização das atividades, a escola não dispunha para todos e a professora teve que montar material para a sala toda. Assim, foi necessário trazer as tintas guache, os pinceis, o papel canson e o giz de cera. Outra dificuldade foi em relação a auto-estima dos alunos, pois em alguma atividade foi necessário oferecer modelos, já que os alunos afirmavam que não dariam conta de realizar a atividade de criação. Isso está relacionado também com a insegurança na produção, em admitir que nem sempre nossos trabalhos saem com perfeição, que é necessária a prática para a conquista de melhorias. Outra dificuldade que a colega encontrou foi o pouco tempo destinado ao projeto, já que não foi possível aplicar tudo o que ela planejou como é o caso do "quebra-cabeça" que ela tinha planejado. Ela pensa que é importante num próximo momento repensar sobre o tempo previsto e as atividades desenvolvidas.
Segundo a colega Fabiana a realização deste projeto foi satisfatória, já que envolveu os alunos na descoberta da relação entre Arte e Matemática, e no conhecimento da artista Tarsila do Amaral e algumas de suas obras. Ela percebeu com essa descoberta que os alunos puderam compreender melhor as formas geométricas planas, pois muitas das características das mesmas foram consideradas. Outro ponto importante para o desenvolvimento do projeto foi em relação ao envolvimento dos alunos com a Arte, a professora percebeu o quanto eles apreciam essa disciplina. Em suas palavras “Acredito que a realização deste foi um sucesso!”.
Na minha visão o trabalho foi excelente, pois aliou os conceitos de artes com os conceitos de matemática muitas vezes visto pelos alunos como difícil de entender. Mas colocado desta maneira foi perfeito. Parabéns Fabiana!!!






ABRAÇOS E BEIJOS